O arquétipo de Vênus, representa nosso impulso na direção dos relacionamentos e das uniões, mas também representa nosso sistema de valores, o valor que damos ao que desejamos, ao que julgamos belo. Vênus indica o que valorizamos e desejamos, sejam pessoas ou objetos, o que nos dá prazer e nos encanta.
Portanto, Vênus também dá um contorno à nossa identidade, define, na verdade, o valor que damos a tudo. Muitas pessoas não têm noção dos próprios valores e nem mesmo conseguem admitir seus verdadeiros desejos, especialmente se forem prisioneiras de dogmas e conceitos herdados e não devidamente avaliados.
É importante definir um sistema de valores individuais, para termos consciência de quem somos, da totalidade de nosso ser. Caso contrário, corremos o risco de mentir e viver uma vida que não é propriamente nossa. Sem saber o que valorizamos, não sabemos quem somos e pior: se não formos leais a nós mesmos, aos nossos valores, nunca conquistaremos uma elevada autoestima.
Quando nos alinhamos com nosso Vênus natal, ou seja, quando conhecemos nossos valores e o que nos dá prazer e satisfação na vida, conseguimos construir uma autoestima baseada no que pensamos, sentimos e fazemos e não em valores impostos e pouco questionados, de família, religião ou sociedade.