O céu no mês de Outubro começa influenciado pela Lua Cheia, que acontece nos primeiros graus de Áries, chega caminhando na direção de Quíron, marcando um período de oportunidades de cura emocional, que dura poucos dias. A Lua Cheia sempre aponta para tempo de finalizações e conclusões que fecham um pequeno ciclo e nos prepara para a abertura de outro que acontece em duas semanas.
No dia 04,
Mercúrio, o planeta da comunicação, deixa Virgem, depois de um longo período de movimento direto e retrogrado, e começa a caminhar através de Libra. Deixamos a vibração do elemento terra na nossa maneira de pensar e se comunicar e entramos na vibração do ar, da troca de ideias, das amizades e de acordos satisfatórios para ambas as partes. Entramos em um período de mediação justa mas negociações. A comunicação flui naturalmente, ficamos mais sociáveis e buscamos novas amizade assim como nossa necessidades, que são feitas sob uma vibração gostosa, possibilitando novos romances. Nos tornamos mais justos, amáveis, gentis e empáticos. O outro ganha maior relevância em nossas vidas.
No dia 08,
Vênus deixa Leão, depois de uma longa e difícil temporada nesse signo e começa a caminhar através de Virgem. Os relacionamentos sofreram muito nessa passagem de Vênus, porque o planeta foi pressionado por Urano, o grande libertador. Com Vênus em Virgem, nos tornamos mais frios e racionais na maneira que nos relacionamos. Vamos buscar relacionamentos estáveis, éticos e honestos. A paixão já não nos domina e as decisões são tomadas sob argumentos racionais. O período é bem mais tranquilo para os relacionamentos em geral, depois de dois meses de instabilidade, enfrentamento de dificuldades e muitos rompimentos. Vênus também está relacionado com as finanças e quando esse planeta vibra no elemento terra e especialmente em Virgem, ficamos mais organizados, metódicos, pragmáticos e damos passos baseados na prática e na razão. O dinheiro ganha maior importância, assim como a organização da rotina de trabalho.
Entre os dias 01 e 13,
Marte em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão em Capricórnio, ambos nos últimos graus dos respectivos signos, e marcam um período difícil, em que devemos estar atentos ao pior que existe em nós, ao nosso lado sombrio. É um tempo em que a violência ganha espaços dentro e fora de nós. Devemos manter o autocontrole, evitar pessoas e lugares sombrios, tomar muito cuidado com acidentes. Pode ser um período difícil em que a violência ganha força e espaço.
No dia 12,
Marte deixa Libra e entra em Escorpião, signo em que Marte derrama toda sua energia em nós. Nesse signo, sua expressão é plena, pois o deus da guerra fica ainda mais forte nesse signo, nos tornando mais agressivos, no bom e no mal sentido; tudo vai depender da forma que você decide usar essa energia de força. É um tempo de transformação, que acontece a partir de nossas ações e reações. Agimos e reagimos agressivamente, mas lembre-se de vibrar a partir de uma agressividade construtiva e criativa e não destrutiva e autodestrutiva. Marte em Escorpião derrama sobre nós todo seu potencial de energia.
No dia 14,
a Lua começa um novo ciclo em Libra, o signo que rege o amor e os relacionamentos. Ela chega unida a Mercúrio, o Deus da comunicação, que está também em Libra e chega acompanhada de um eclipse, trazendo mudanças importantes na vida de todos nós. Não é um eclipse com aspectos tensos, a não ser com Quíron, que nos remete a investigar nossas feridas emocionais, especialmente aquelas que tem a ver com a construção de nossa identidade e relação com os outros. Nossos relacionamentos são colocados em xeque para buscarmos soluções e cura de feridas. As mudanças relacionadas ao eclipse podem ter começado há um mês atrás e sua influência terá força durante aproximadamente seis meses.
No dia 22,
são dois os eventos que acontecem: Sol e Mercúrio entram em Escorpião e tudo muda no astral. Não há melhora nem piora, mas começamos a viver com mais densidade e intensidade. Escorpião é um signo que nos empurra para nossas profundezas emocionais, muitas vezes, para nossos infernos pessoais. A sombra escorpiana é muito intensa, por isso precisamos prestar atenção às nossas emoções para não mergulharmos fundo demais. Marte está em Escorpião e, junto com Mercúrio e Sol, nos tornam mais focados, determinados e agressivos. Agir e reagir consciente e construtivamente é o mais importante neste período. A energia é bastante intensa e profunda, por isso, transformadora.
No dia 28,
a Lua segue seu curso, continua seu ciclo na fase Cheia em Touro e também chega junto de um eclipse. Ela estará unida a Júpiter, em tenso aspecto com Marte e Mercúrio, mas em um ótimo aspecto com Saturno em Peixes e promete trazer ainda mais mudanças em nossas vidas. É um eclipse de energias intensas e profundas, que acontece no eixo Touro/Escorpião. Devemos estar atentos aos relacionamentos, que passam por um processo de transformação nos próximos meses. O eixo Leão/Aquário também é impactado por energias transformadoras.
Outubro promete ser intenso e com muitas mudanças importantes nas nossas vidas. O impacto dos eclipses nos signos Touro, Escorpião, Leão e Aquário termina este ano com o último eclipse dia dia 28 em Touro.