Para quem costuma acompanhar a astrologia e torná-la parte de sua vida, a simples menção de Saturno, pode causar calafrios.
Astrologicamente falando, Saturno está entre os mais importantes e temidos planetas do nosso Sistema Solar, pois ele carrega uma aura de fatalidade e dificuldades, é sinônimo de problemas e provações. No entanto, existe desconhecimento da importância de Saturno na construção de nossas vidas, no sentido prático e emocional. Saturno pode ser útil e nos ajudar imensamente nesse processo de construção.
É verdade que Saturno é seco, severo, duro e, mesmo suas melhores características, nos soam como exigências e excessivas responsabilidades. Quando ele toca o nosso mapa natal, ele começa a nos cobrar e não aceita desculpas. Exige autocontrole, seriedade, responsabilidade, cautela, compromisso, racionalidade e por aí vai.
Ele é Chronos e não aceita ansiedade ou pressa, afinal, ele é o Senhor do Tempo. Costumo dizer que Saturno não tem senso de humor, ele está sempre com a cara fechada e preparado para uma boa lição se, por algum motivo, saímos da linha.
Trabalho é seu nome e quando ele toca nossas vidas, melhor arregaçarmos as mangas e trabalharmos duro na direção dos nossos objetivos. Paciência e sabedoria, são qualidades que Saturno costuma desenvolver em nós. É por isso que Saturno rege a velhice.
O trânsito de Saturno pelo nosso mapa natal, quando envolve nosso signo solar, ascendente, Lua, ou qualquer planeta que esteja em seu caminho, nos limita, traz obstáculos, frustra e nos traz perdas, normalmente difíceis de suportar. Saturno traz dor, a dor que educa, que nos faz crescer e que nos ensina a assumir nosso próprio caminho. Normalmente demoramos algum tempo para entender sua força e necessidade, mas quando percebemos sua mensagem, nos unimos a ele e ah! A sensação de proteção e satisfação começa a nos invadir e a ganhar espaço em nosso coração.
A sensação de segurança e proteção surge porque Saturno nos aponta o caminho da construção, da estabilidade e da criação de estruturas importantes em nossas vidas. É como a construção de um prédio, em que precisamos limpar o terreno e construir uma forte fundação.
Saturno ensina, tira da nossa frente todas as ilusões, nos desvia do caminho incerto e nos coloca no prumo. Nos obriga a rever metas e nos dá a força necessária para seguirmos. Por isso é conhecido como o Senhor do Carma. Seu símbolo é uma caveira com uma foice na mão. Quando ele se coloca diante de nós, ele ceifa tudo o que não estiver de acordo com nosso destino, para que a terra fique fértil o suficiente para uma nova plantação e uma boa colheita.
Nada do que passamos quando Saturno nos toca é desnecessário, já que ele educa e amadurece. Saturno é aquele pai severo que exige dos filhos para que eles se tornem pessoas melhores.