O astral está pesado e não tem uma saída rápida que mude esses processos tão difíceis e desgastantes.
Todos temos sentido, já a algumas semanas, que o astral está estranho; nada dá certo, todo mundo está tenso e inseguro, vivendo um clima de instabilidades e incertezas e uma forte sensação de cansaço, um peso a mais no astral, seja pelos imprevistos, pela necessidade de fazermos mudanças em escolhas já feitas ou por enfrentarmos perdas, muitas vezes dolorosas e que somos obrigados a construir ou reconstruir estruturas.
Cada um à sua maneira, vem tentando amenizar os baques que a vida têm trazido. Alguns estão sofrendo com imprevistos e instabilidade, outros com perdas e atrasos e outros ainda com processos de transformação profunda que envolvem perdas e novas escolhas.
Todos os signos, de Áries a Peixes, estão passando por provações e desafios; todos estamos sob energias densas que nos causam ansiedade e insegurança.
São 6 os eixos, na astrologia, que envolvem os 12 signos do zodíaco, mas quando um planeta poderoso como Saturno, Urano ou Plutão caminha através de um signo, ele impacta 2 eixos e 4 signos. Neste momento, todos os signos estão impactados e vivendo momentos de tensão e intensidade, difíceis de controlar. Vamos entender:
Áries-Libra/Câncer-Capricórnio
Plutão voltou a Capricórnio e, nessa volta, começou novamente a impactar esses 4 signos, Áries, Libra, Câncer e Capricórnio, que vêm vivendo um período bem difícil desde o fim de 2008. São, praticamente, 15 anos que as pessoas desses signos passam por mudanças importantes e definitivas, de transformações profundas e intermináveis. Possivelmente, foi um período em que a dor e a instabilidade, de incertezas e, possivelmente, de perdas irreparáveis.
Plutão rege nosso inconsciente mais profundo, um lugar dentro de nós que, de tão profundo, não temos acesso. Se não temos acesso, foge do nosso controle e as mudanças acontecem de uma forma que parecem estar relacionadas ao nosso destino.
Neste momento, Plutão faz sua última passagem por Capricórnio e traz à tona os “fios que ainda estão soltos”, os finais, questões que ainda não conseguimos solucionar e colocar pontos finais, mesmo depois de 15 anos. Agora, com a volta de Plutão a Capricórnio, especialmente pessoas com Sol, ascendente ou planetas nos últimos graus deste signo, são novamente convocados para que a finalização desse grande ciclo seja concluída.
Touro-Escorpião/Leão-Aquário
Urano entrou em Touro em 2018 e deixa esse signo apenas em 2026, portanto, serão 8 anos de Urano nesse signo. Urano é um planeta errático, sua quase incontrolável energia nos pega distraídos através dos imprevistos e situações inusitadas, diferentes, daquelas impossíveis de prever, por isso, imprevistos. É uma energia elétrica, que impacta diretamente nosso sistema nervoso central, por isso ficamos ansiosos e irritados quando somos impactados por essa energia.
No nível prático, ele traz aproxima pessoas diferentes e até exóticas, inteligentes em sua maioria, e situações totalmente novas, para pensarmos (se conseguirmos aquietar nossa mente) e olharmos a vida sob outro prisma. Muitas vezes nos tornamos meio adolescentes sob as energias de Urano.
Urano nos tira da caixinha, do lugar comum, da zona de conforto, mesmo que a gente não queira sair. Nos empurra para a liberdade, muitas vezes uma liberdade desconhecida e por isso a tendência em darmos passos errados e decisivos, perigosos na verdade, sob a influência desse planeta. Ganhamos autonomia, nos libertamos, doa a quem doer.
Como ele mexe com os 4 signos fixos do zodíaco, esses signos sentem com mais força a pressão que Urano faz, o impulso para a mudança briga com o medo que esses signos trazem dela. Vênus, regente de Touro, está retrógrado e pressionado pelo mais rebelde e revolucionário dos planetas. Por isso a pressão e a instabilidade deste momento.
Gêmeos-Sagitário/Peixes-Virgem
Saturno entrou em Peixes em março e até fevereiro de 2026 podemos contar com a presença dele nesse signo. Enquanto ele estiver em Peixes, esses 4 signos serão impactados por sua energia.
Saturno é o grande mestre do zodíaco, é o pai severo que nos ensina e cobra responsabilidade e comprometimento; ficamos mais sérios, mal humorados, chatos e insatisfeitos com a vida. Seu símbolo é a carta da morte com seu manto preto e a foice na mão. Saturno ceifa o que não é mais necessário e prepara o terreno para lançar novas sementes.
Com Saturno em Peixes, os dois eixos citados podem contar com aprendizados, provações muitas vezes duras, outras vezes, nem tanto. Mas sempre traz aumento das responsabilidades, sejam elas pessoais, no trabalho ou na família e envolve exigências e seriedade.
Se você não decidir levar a vida a sério, mas a sério de verdade, se esforçando para lapidar o caráter e promover mudanças verdadeiras em si mesmo e em sua vida, Saturno se torna ainda mais difícil, as provações ainda mais duras até que você aprenda a lição que ele, inevitavelmente, vai ensinar. Não é um período fácil, pois, na maioria das vezes ele vem acompanhado de frustrações e atrasos.
Saturno é Chronos na mitologia e o maior aprendizado que ele nos deixa, um precioso aprendizado, diga-se de passagem, é a consciência de que, para conseguirmos construir estruturas, sejam elas físicas, psíquicas, emocionais, mentais e até espirituais, precisamos nos curvar e nos aliar ao tempo.
Como vocês podem ver, todos nós estamos sob a pressão de algum planeta e é exatamente por isso que o astral está pesado, que todos estamos insatisfeitos e com a fé abalada. Devemos lembrar, em períodos como este, que tudo tem seu tempo e, como dizia nosso Chico Xavier: “Isto também vai passar”.