Os limites entre o cuidado e o controle

Na minha prática clínica, recebo pessoas que reclamam de se sentirem controladas em função do cuidado recebido de um cuidador, ou de então se sentirem em um alto nível de estresse ao cuidar de alguém. Cuidado ou controle? Quais são os limites e como identificá-los?

A forma que nos sentimos pode ajudar a discernir quando estamos querendo cuidar de quando estamos na necessidade de controlar. Isso porque, o que nos motiva a controlar alguém ou alguma situação é diferente do que nos motiva a cuidar.

Por trás do cuidado há o desejo de cuidar e de querer bem. Claro que em algumas circunstâncias, há a necessidade de cuidar de alguém, o que pode ir a favor ou contra nossa vontade, e isso de fato facilita ou dificulta nossa disposição e habilidade de cuidar. Mas quando se trata de uma legítima vontade de cuidar de alguém, na justa medida, o cuidado gera um fluxo positivo entre quem o recebe e quem cuida.

A sensação por trás do cuidado é agradável, pois ele flui e nutre tanto quem é cuidado, como quem cuida. A justa medida vem exatamente de prover cuidado a quem precisa e o solicita, seja por questões objetivas de idade ou de saúde física, seja por solicitação emocional de quem precisa. Ao longo da vida, carecemos de cuidado alheio, embora tragamos conosco alguma resistência ou não a esse cuidado. E vice-versa.

Que sentimento está por trás da necessidade de controle? Medo. A pessoa que se sente no controle, está querendo, na verdade, controlar um medo interno. E acaba adquirindo a falsa sensação de controle do medo, até que o outro, ou alguma situação, saia do controle. Sentindo-se no controle, ela aplaca seu medo.

Uma nuance do medo é a insegurança. Estar inseguro é não confiar na própria condição de lidar com alguma situação adversa trazido por este outro, “que deve ser controlado”. Acreditar que você pode fazer algo a respeito quando o outro não atende suas necessidades emocionais, mesmo na relação em que você é o cuidador, aumenta a autoconfiança, diminuindo o medo.

Em outras palavras, lidar com os próprios medos e inseguranças, acreditando que você pode fazer algo a respeito por você mesmo, caso o comportamento do outro venha a lhe afetar, aumenta suas chances de autodomínio emocional e diminui a sua necessidade de controle.

No final das contas, os limites entre o cuidado e o controle pode parecer uma linha tênue, principalmente quando o comportamento do outro nos pede alguma contenção, como forma de cuidado. Mas cuidado e controle, no final das contas, são diferentes, principalmente nos que diz respeito a seus efeitos. Cuidado educa e gera confiança, controle gera raiva e resistência.

O que faz diferença ao cuidarmos é estar centrados em nós mesmos para lidar com as adversidades da vida, pois há situações que fogem do nosso alcance, da nossa possibilidade de resolução ou, podemos dizer, do nosso “controle”. Isso é lidar com as incertezas da vida, que acomete a todos nós.

Fica difícil e contraproducente ter que controlar o outro ou estar submetido ao controle alheio, pois isso causa entraves emocionais nas relações, mais medo e adversidades. Afinal, a fluidez é um dos pilares do bem-estar.

Sobre Fernanda Lunardi – CRP 06/159430

É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em ambas graduações), onde focou sua formação e atendimentos na abordagem da Psicologia Analítica, de Jung. Estudou Biopsicologia no Instituto Visão Futuro, onde atuou como facilitadora, Comunicação Não Violenta, no Instituto Palas Athena, e Logoterapia, com Lorena Bandeira. Trabalhou como voluntária no CVV – Centro de Valorização à Vida, e hoje faz especialização em Biossíntese no IABSP.

Atendimentos presenciais e online:

Acesse: www.fernandalunardi.com.br / Instagram: @fernandalunardi.psi

Agendamentos e consultas: [email protected]

Whatsapp: 55-11-996559624

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Select your currency
Horóscopo de Capricórnio

Capricórnio é o terceiro signo do elemento terra e como os outros três, busca por segurança no mundo. Regidos por Saturno, um planeta de carma e provações, costumam ser sérios e responsáveis, tanto na vida prática quanto na emocional.

As pessoas desse signo são estáveis, buscam por um lugar ao Sol e possuem enorme determinação e capacidade de construir a vida tijolo por tijolo. Aliás, todos os signos de terra possuem essa paciência natural de esperar que as coisas aconteçam em seu próprio tempo.

Capricornianos e capricornianas são ambiciosos, materialistas, amam o poder e o dinheiro, buscam a cada dia subir um degrau a mais em seu caminho ao topo da montanha da vida. Constroem estruturas, na vida social e pessoal. São ligados ao passado, à família, ao casamento tradicional, ao trabalho, à carreira e a tudo o que possa lhes trazer estruturas firmes e confiáveis. No geral, são pessoas confiáveis, tanto como parceiros amorosos quanto nos negócios. O mundo empresarial e executivo está carregado de pessoas desse signo.

Horóscopo de Sagitário

Sagitário é o terceiro signo do elemento fogo e representa as cinzas. Regidas por Júpiter, o maior planeta do zodíaco, sagitarianos e sagitarianas costumam ser exagerados, excêntricos, arrogantes, indiscretos, inconvenientes com suas verdades assertivas, aventureiros e amantes do conhecimento.

Altivos e agressivos, são representados pelo Centauro, o ser mitológico que é metade homem e metade cavalo. A metade humana está voltada para os temas superiores, que envolvem o Universo e a origem da vida e a parte animal, com a vida mundana e prática. Portanto, Sagitário tem a mente voltada para o alto, para o Universo e os pés bem fincados no chão.

São seres conectados à espiritualidade, ao aprendizado superior que envolve a origem e o sentido da vida, pois enquanto as pessoas desse signo não encontram um sentido para a própria vida, vivem perdidos, sem a certeza de absolutamente nada, sem saberem quem são e o que querem, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Horóscopo de Escorpião

Escorpião é o segundo signo de água, também extremamente sensível e profundo, ligado ao mundo emocional. Intensos, são regidos por Plutão, o deus dos infernos pessoais e coletivos. Não existe uma pessoa desse signo que seja superficial, todos trazem em si o contato com as profundezas de seu ser.

Sensuais, mas pouco compreendidos, buscam o sexo perfeito, a união de almas e não somente orgasmos. Escorpianos e escorpianas costumam conhecer as entranhas mais difíceis da vida e conseguem sentir um cheiro forte e desagradável em todos os ambientes e pessoas, pois sabem que todos possuímos um inferno particular, um lado sombrio dentro de nós. As pessoas desse signo são desconfiadas, misteriosas, reservadas, discretas, emotivas, afetuosas e conhecidas por seu ciúme, possessividade e necessidade de vingança quando seu orgulho é ferido.

São trabalhadores, ligados a dinheiro, leais, fiéis e buscam relacionamentos profundos, significativos, emocionalmente estáveis, apesar da dificuldade e duradouros. Não gostam de mudanças e buscam o autoconhecimento.

Horóscopo de Libra

Libra é o segundo signo do elemento ar, regido por Vênus, o planeta do amor e dos relacionamentos. No entanto, diferentemente de Touro, que também é regido por Vênus, não é um signo físico, é um signo em que o amor é compreendido de uma maneira conceitual, no plano das ideias.

Libra busca o equilíbrio e a harmonia em tudo o que toca, mas isso não quer dizer que as pessoas desse signo são equilibradas; a balança, símbolo deste signo, sempre pende para um lado e lá vai o libriano ou a libriana tentar equilibrá-la. Alguns autores e eu estou entre eles, consideram Libra um ariano bem-educado, que envernizou suas atitudes para serem aceitas socialmente. Aliás, o maior problema das pessoas desse signo é a aceitação, por isso a dificuldade em fazer escolhas, em tomar partido, em pender para um dos lados da balança.

Librianos e librianas, são gentis, amáveis, odeiam brigas e mal-entendidos, mas quando perdem a paciência, tornam-se agressivos e até mesmo violentos, mesmo odiando as atitudes e reações violentas. Amam a beleza, o caminho do meio e os ambientes que trazem em si, a marca do equilíbrio.

Horóscopo de Leão

Leão é o segundo signo pertencente à trilogia do fogo e representa a chama. As pessoas de Leão são apaixonadas, possuem um ar de nobreza natural e gostam de ser admiradas e apreciadas.

São regidos pelo Sol, o centro do Universo, e trazem em si as características de seu luminar regente. Leoninos e leoninas não vivem sem uma boa paixão, precisam sentir o calor no coração. Podem ser arrogantes, altivos, egocêntricos e adoram um aplauso. Nada discretos, costumam chamar a atenção de todos à sua volta, seja por conta de suas colocações firmes e seguras, de sua altivez ou de sua maneira de se vestir.

São entusiasmados, alegres, festivos e festeiros, indiscretos, altivos, nobres e donos da verdade. Possuem uma generosidade natural para com aqueles que amam e, quando amam apaixonadamente, conseguem ser fiéis. Quando a paixão acaba, a chama começa a apagar e isso pode ser um perigo para quem não sabe viver sem aplausos, sem o olhar apaixonado de seu parceiro ou parceira.

Horóscopo de câncer

Câncer é o primeiro signo de água, regido pela Lua e, como seu luminar regente, é totalmente instável e pode viver as quatro fases lunares em um só dia.

Extremamente sensíveis e absolutamente emocionais, as pessoas desse signo sabem construir vínculos afetivos profundos e duradouros, pois precisam sentir-se emocionalmente seguras em seus relacionamentos. Costumam manter as amizades por toda a vida, são aquelas pessoas que com 50 anos ainda enviam presentes à melhor amiga dos primeiros anos de escola.

As pessoas desse signo costumam ser fortes, apesar de mostrarem uma certa fragilidade, são ligadas à segurança que a estrutura familiar traz a elas e, muitas vezes, extremamente ligadas ao trabalho e à carreira. As mulheres costumam ser matriarcas, ou ao menos tentam. Já os homens costumam ser extremamente dependentes e vivem em busca de uma parceria duradoura. Amam a maternidade e a paternidade e dificilmente passam pela vida sem ter filhos, mesmo que decidam não se casar.

horóscopo de touro

Touro é o primeiro signo do elemento terra, regido por Vênus, o planeta do amor e dos relacionamentos. Touro busca segurança no amor e na vida prática, por isso é considerado o mais estável de todos os signos.

Touro é amoroso, afetuoso, dependente, acomodado, apaixonado e intenso. Taurinos e taurinas buscam por um trabalho seguro e morrem de medo de aventuras. Gostam de sentir os pés bem firmes no chão e não costumam dar passos muito largos, especialmente em questões que envolvem dinheiro. São avessos a investimentos inovadores ou que tragam qualquer risco de perdas. Aliás, perda é uma palavra que faz qualquer pessoa de Touro se arrepiar.

Estão entre os mais apegados e construtores de vínculos fortes e seguros. Touro deseja estabilidade, tanto, que chega a se acomodar em situações que ultrapassam a paciência de qualquer outro signo. Touro aguenta, seja o que for. São fortes e determinados, não desistem até que consigam alcançar metas e objetivos na vida pessoal e no trabalho.