Afinal, por que chamamos de retrógrados planetas, que na verdade, sabemos que não caminham para trás?
Na verdade, o movimento retrógrado é apenas aparente, uma ilusão de ótica, que acontece pela diferença de velocidade do movimento da Terra relacionado aos outros planetas.
Todo planeta possui uma velocidade própria, um tempo de permanência em cada signo. A Terra gira em torno do Sol e sua velocidade varia em relação a outros planetas.
Em alguns momentos, seu movimento é mais rápido que Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão e em outros Vênus e Mercúrio, planetas mais leves e rápidos, ganham a corrida. E é exatamente nesses momentos, que temos a impressão de que esses planetas estão em movimento retrógrado.
Então, partindo do princípio que o movimento retrógrado é ilusório, porque ele causa tantos percalços para nós, pobres mortais.
Ninguém tem essa resposta com exatidão. No entanto, ele provoca, seja atrasos, seja roubos, seja situações do passado que retornam à nossa vida, seja o que for, acontece. Faça você mesmo o teste, preste atenção aos acontecimentos relacionados a cada um dos planetas que ficam retrógrados e você vai perceber sua forte influência.
Hoje estamos com Mercúrio e Júpiter em movimento retrógrado e no dia 21, é a vez de Saturno começar esse movimento. Cada planeta derrama um tipo de energias e, conforme as configurações de nossos mapas natais, sentimos com mais ou menos força esse movimento.
Mercúrio
Desde o dia 23/03 e até o dia 15/04, é nosso amigo embusteiro e gozador que fica retrógrado. A maioria das pessoas que curte astrologia conhece seus efeitos. Mercúrio é brincalhão e às vezes faz algumas brincadeiras de mal gosto, como sumir com nossos celulares, deletar ou corromper arquivos importantes para a finalização de um projeto, fazer com que o skype não funcione em uma call importante e por aí vai. Quem acompanha, sabe do que falo. Mercúrio rege também a fala, o sistema respiratório, a comunicação, o raciocínio, o aprendizado e tudo o que envolve a comunicação e o movimento. Quando ele está retrógrado, pode nos tornar mais reflexivos, menos impulsivos, mas envolvidos em mal entendidos. Os problemas respiratórios podem surgir, assim como sermos vítimas de pequenos acidentes que nos impedem de nos movimentar.
Júpiter
Júpiter tem a ver com nossa religiosidade, filosofia de vida, processos mentais mais profundos. É ele o responsável pelo crescimento e expansão de nossos projetos, pessoais e profissionais. Nos traz mais sabedoria, otimismo e renova nossa fé. Quando ele fica retrógrado, tendemos a questionar nossas escolhas, nossa filosofia de vida, alguns valores morais e religiosos, mas também pode abrir portas que foram fechadas no passado e trazer oportunidades que nos foram negadas. Júpiter tem também a ver com nossas oportunidades de viagens e contato com pessoas e empresas estrangeiras. Quando retrógrado, traz aquela viagem que não conseguimos fazer ou aquela pessoa estrangeira, que nos vai ajudar a encontrar a solução para um projeto.
Saturno
Já Saturno tem a ver com nossas raízes mais profundas e nossa capacidade de construção. Representa nossos medos, nossas frustrações, os limites, os projetos maiores, que podem nos trazer mais estruturas. Saturno é Chronos, o Senhor do Tempo e, quando fica retrógrado, pode indicar atrasos em projetos importantes. Sabe aquele projeto que estava para ser assinado semana que vem? Pode atrasar algumas semanas ou meses! Aquele contato importante com uma grande empresa, que você demorou meses tentando uma reunião e conseguiu? Pois é, adiaram a reunião.
Saturno pede que deixemos firmes nossos pés no chão, que fiquemos bem atentos aos limites que ele pode trazer, especialmente quando está retrógrado. “Não conte com os ovos antes da galinha botar”. Esse pode ser um importante alerta quando Saturno começar sua retrogradação!