Um Mestre de Sabedoria faz parte da Grande Hierarquia e é aquele que alcançou o 5º reino, ou seja, o Reino Espiritual. Temos o 1º, o mineral, o 2º o vegetal, o 3º o animal, o 4º o humano e o 5º o espiritual. Através da meditação e do serviço, expandiu seu centro de consciência até chegar ao plano do espírito. Ele transferiu sua consciência atômica dos 3 planos inferiores para os 3 superiores.
Ele é conscientemente atma/budhi/manas, ou seja, espírito, intuição e mente abstrata. Isso foi conquistado através da prática da meditação. Ele pode trabalhar, criar e construir em qualquer plano, pois conhece seu acorde monádico. Esse acorde também foi conhecido através da meditação e do serviço prestado. Têm domínio sobre os 3 mundos e sobre tudo o que evolui nesses planos.
Um Mestre aprendeu as leis da mente também através da prática da meditação, expandiu as leis da mente inferior até que abarcou as leis da Mente Universal. As leis da mente também são dominadas através da meditação.
O Mestre de Sabedoria passou da Câmara do Conhecimento para a Câmara da Sabedoria. Passou pelos 5 graus de iniciação e transformou a mente inferior em mente pura, o desejo em intuição e Sua consciência se iluminou com a Luz do Espírito puro. Conseguiu isto também pela disciplina da meditação.
Ele conhece o significado pleno da vida, da consciência e do espírito. Ele pode passar direto ao coração do “Pai” no céu. O caminho direto ao “Pai” foi encontrado através da meditação. Ele se tornou Estrela de 5 pontas.
Para que a vida interior possa evoluir para frente e para o alto, a vida da forma deve ser reconhecida como aprisionadora, ser sacrificada e morrer. O caminho da ressurreição pressupõe crucifixão e morte e conduz à ascenção.
O Mestre de Sabedoria escolheu viver e permanecer em nosso planeta para ajudar seus companheiros. Todos os que obtiveram a 5° iniciação são Mestres de Sabedoria, mas, nem todos trabalham em auxílio da raça. Eles estão envolvidos em trabalhos de igual ou maior importância. O Mestre faz seu trabalho através da meditação, da manipulação da matéria mental e dos corpos mentais da raça.
Ele é um iniciado de 1º grau na Grande Loja; atingiu uma extrema expansão de consciência que o colocou em contato com muitos departamentos do Sistema Solar. Ele compreende as leis que governam os grupos e as almas grupais. Ele mesmo governa um grupo de almas. Ele tem o segredo de certas palavras de poder em virtude do trabalho que realiza. Através dessas palavras ele colabora com o trabalho criador. Essas palavras são transmitidas oralmente e através da clarividência, mas precisam ser encontradas pelo próprio iniciado à medida que alcança a consciência átmica.
É também chamado de Mahatma, que significa grande alma ou grande espírito. É um adepto de ordem mais elevada e são conhecidos como Arhats.
A divulgação da existência desses Mestres no ocidente foi através de uma série de cartas, conhecidas como “Carta dos Mahatmas”.