Depois de algumas semanas de confusão e lentidão, de 04 a 28 de agosto, Mercúrio retoma seu movimento direto aos 21 graus de Leão. Todos sentiremos a retomada de Mercúrio, como se estivéssemos em um barco à deriva, em que o motor é ligado de repente. No dia 28, ele para e no 29, retoma a aceleração direta. Os primeiros e os últimos dias de Mercúrio retrógrado costumam ser mais intensos e sempre devemos dar alguns dias antes e alguns depois para começarmos algo importante.
Como é sempre alertado, o melhor é deixar as assinaturas de documentos importantes e as compras de eletroeletrônicos para antes e depois das datas indicadas, até que as energias de Mercúrio retomem seu ritmo natural.
Todos sentiremos a retomada de seu movimento direto, mas especialmente Gêmeos, Virgem e Leão sentirão com mais intensidade.
As últimas semanas deste mês foram atípicas, marcadas por uma forte tensão, em que todos ou a grande maioria sentiu profundamente. Problemas de toda ordem emergiram, coisas mal resolvidas do passado, problemas de relacionamentos, financeiros, de saúde. Foram semanas muito difíceis, uma espécie de provações generalizadas.
As energias de Vênus e Júpiter pressionados por Saturno, foram severamente intensas e nos remeteu a uma série de enfrentamentos, que nos levaram a um processo de cansaço extremo e em muitos casos de depressão. Foram energias muito difíceis de equilibrar, pois vivemos uma espécie de cabo de guerra interior, que pendeu entre a fé e o medo e, por isso, passamos por uma espécie de desequilíbrio emocional.
Com Mercúrio retrógrado, as energias ficaram ainda mais difíceis com algumas confusões e mal entendidos mais severos.
Emocionalmente, a melhora já pode ser sentida, pois existe uma diminuição evidente dessa intensidade.
Setembro começa com Mercúrio direto, com Júpiter distante de Saturno o suficiente para que suas energias sejam derramadas livremente sobre nós e com Vênus caminhando sem a mão pesada do grande mestre. Não que o mês chegue suave, mas ao menos vamos poder caminhar com mais liberdade através de nossos dias.