No dia 26 de novembro, Mercúrio começa o movimento retrógrado aos 22 graus de Sagitário. Todo ano, de três a quatro vezes, Mercúrio muda o ritmo da rota e começa esse movimento. Como esse planetinha tem a ver com o movimento, a comunicação e as trocas, em sua retrogradação costumamos sentir na pele e nos nervos os seus efeitos, na maioria das vezes, não muito agradáveis, quando começa o movimento retrógrado.
Se você tiver algum planeta em torno dos 22 graus de Sagitário, vai sentir com mais força sua retrogradação. Todos nós sentiremos as dificuldades e pequenos problemas trazidos junto com a retrogradação de Mercúrio, no entanto, geminianos e geminianas, assim como virginianos e virginianas, que são regidos por esse planeta, sentirão com mais intensidade. Mercúrio fica retrógrado até o dia 16 de dezembro, mas aconselho esperar alguns dias antes de retomarem as atividades normalmente.
Mercúrio retrógrado pode trazer: piora no trânsito, vírus, quebra, avarias, perda ou roubo, de celulares ou computadores, defeitos e problemas em eletroeletrônicos e automóveis comprados nesse período, mal entendidos, pois a comunicação fica confusa, problema em eletrodomésticos, atrasos e perda de emails. Nessa época, não é aconselhável comprar celulares, computadores, automóveis, motocicletas, eletrodomésticos. Adie a assinatura de documentos importantes, especialmente contratos e não comece nada, a menos que esteja negociando algo há algum tempo. Planos e projetos que foram engavetados no passado podem ser retomados e lançados com Mercúrio retrógrado sem stress. Os imprevistos são frequentes, provocando atrasos, mal entendidos e cancelamentos. O lado bom de Mercúrio é a retomada de projetos, situações e pessoas, que ficaram no passado e retornam, especialmente relacionamentos de amizade. Amigos antigos tendem a retornar. Empresas das quais você fez parte ou prestou algum serviço, pode também voltar a procurá-lo.