Vivemos em um mundo conectado e compreendendo essa conexão explicamos a astrologia. A influência dos planetas no movimento de nossas vidas, acontece a partir da interconexão do campo astral desses planetas com nosso campo de energias. Vida é movimento e existe uma troca intermitente de energias entre tudo o que é vivo.
A Terra recebe a influência de todos os planetas e ainda mais intensamente da Lua, por ser nosso satélite e estar muito perto de nós. Como sabemos, ela possui 4 fases e cada uma dessas fases traz símbolos importantes e acontecimentos diversos podem ser desencadeados a partir de uma fase lunar determinada.
A Lua representa nosso lado feminino, nossos instintos, nossa capacidade de dar e receber, nossas emoções mais profundas e inconscientes, nossa maneira de nos alimentarmos emocionalmente e nutrir as pessoas que amamos.
Por representar nosso lado feminino, ela é bastante consciente nas mulheres e ainda em parte, inconsciente nos homens, que estão em meio a um longo e intenso aprendizado sobre seu mundo emocional.
Como a Lua representa nossas emoções e instintos, nossas ações espontâneas e as impulsivas, são regidas por ela. Na mulher, essa espontaneidade emocional é mais evidente, exatamente por estar conectada e consciente de suas emoções. No homem, pode complicar algumas vezes, pois eles ainda sentem forte dificuldade em serem emocionalmente espontâneos.
Agimos e reagimos conforme a posição e aspectos da Lua no nosso mapa natal. Se temos a Lua em Escorpião, Peixes ou Câncer, ou seja, em signos de água, seremos mais emocionais, intuitivos e instintivos. A não ser que nossa Lua natal traga um aspecto com Saturno, o que nos daria a capacidade de pensar e refletir antes de agir, por sensatez ou pela repressão de emoções aprisionadas. Enquanto Saturno reprime e esfria, Plutão intensifica, Netuno dissolve e confunde e Urano eletriza.
Uma Lua em signos de ar, em Gêmeos, Libra ou Aquário, traz características pessoais e comportamentais como a frieza nas reações e um certo distanciamento emocional. O amor, é compreendido ou vivido conceitualmente.
Uma Lua em um signo de terra, em Touro, Virgem ou Capricórnio, traz como característica a necessidade de segurança emocional, que é construída na vida prática, com o trabalho, a capacidade de produção e dinheiro no banco.
A Lua no elemento fogo, em Áries, Leão ou Sagitário, traz a paixão e a intuição como forças motrizes da vida. Pessoas que possuem a Lua em signos de fogo, são, normalmente, espontâneas, honestas e apaixonadas pelo que fazem. Nos relacionamentos, não têm medo de mostrar essa paixão. Aliás, o medo não é característica de pessoas com a Lua no elemento fogo, assim como no ar.
A influência da Lua vai além dos nossos estados emocionais e envolve também os movimentos da natureza. As marés mudam com seu movimento e a agricultura pode ser mais ou menos produtiva, dependendo da fase que se encontra. Mulheres grávidas, devem ter mais cuidados com seu estado em fases de Lua Cheia, pois as águas podem precipitar-se nesse período. Especialmente em gestações complicadas, devem ter maior precaução. A Lua influencia natural e diretamente os fluidos, as águas, sejam do nosso corpo ou na própria Terra.
Nós, mulheres, costumamos reter mais líquidos nessa fase da Lua e ficamos ainda mais emotivas e sensibilizadas pelos acontecimentos.
Sendo a Lua o símbolo das nossas emoções, o melhor presente que podemos nos dar, é desenvolvermos uma consciência clara de sua influência em nós e em nossas vidas, pois a partir do equilíbrio e da conscientização de nossas emoções profundas e nossa maneira de agir e reagir, podemos ter manter o controle sobre emoções intensas e em momentos de contato mais profundo com elas.