A semana começa sob a influência da Lua Minguante que acontece nos primeiros graus de Gêmeos e chega em um bom aspecto com Plutão, que ainda se encontra em Aquário, e podemos esperar por dias de mudanças rápidas, mas importantes, em situações que envolvem finalizações. Estaremos mais intensos, mas determinados a encerrar um pequeno ciclo, que pode ter durado três semanas.
Sempre que a Lua entra na fase Minguante, o melhor que fazemos por nós, é, no mínimo, diminuirmos o ritmo de vida e, se pudermos, tirarmos alguns dias para descansar. No caso dela estar em Gêmeos, vamos descansar nossa mente, tentar silenciá-la ao máximo. Vamos caminhar e contemplar a natureza, respirar profundo sempre que lembrarmos e nos dedicar a atividades que unem corpo e mente.
A meditação, por exemplo, é uma ótima aliada nesse processo. Mas também a prática de yoga, uma gostosa massagem ou qualquer coisa que ative o sistema nervoso autônomo. Uma boa notícia, é que Vênus, o planeta do amor, dos relacionamentos e das finanças, deixou Virgem e com isso a pressão de Saturno, que estagnou muitos negócios e atrasou muitos pagamentos, levando algumas pessoas a prejuízos.
Essa energia muda totalmente, especialmente a partir do dia 29, quando o planeta entra em Libra e recebe imediatamente um bom aspecto de Plutão. Serão três dias apenas, mas as mudanças que acontecem são importantes e definitivas. Falo em três dias apenas, porque, no dia 02 Plutão, em seu movimento retrógrado retorna a Capricórnio, movimentando novamente a vida de Áries, Libra, Câncer e Capricórnio do último decanato.
Plutão fica em Capricórnio até 20 de novembro, quando se despede definitivamente desse signo, onde permaneceu por mais de 15 anos. Por ser a última estada de Plutão nesse signo, ele vem para finalizar um grande ciclo de vida, para finalizar processos que não foram fechados. Coletivamente, ele volta a impactar o sistema financeiro e as grandes instituições e podemos esperar por surpresas desagradáveis como queda brusca no valor de ações de grandes instituições e até uma “quebradeira” em bancos e financeiras.
Poderemos presenciar também a queda de alguns chefes de estado. A grande notícia fica por conta da retomada do movimento direto de Mercúrio no dia 29, deixando as confusões e mal entendidos para trás. Problemas com a internet, confusões com pagamentos on-line, foram uma constante neste último período de Mercúrio retrógrado; honestamente, nunca vi uma retrogradação de Mercúrio tão nefasta quanto esta.
Acredito que pelo astral geral, com Vênus pressionada por Saturno por muitos dias, as perdas foram uma constante. Ele retoma seu movimento natural aos 21 graus de Leão e retorna a Virgem no dia 14. A má notícia fica por conta do Sol em Virgem que começa a receber a pressão de Saturno esta semana e podemos contar com dias mais exigentes, com o aumento das responsabilidades, especialmente no trabalho.
É um período de concretização de planos e projetos, mas envolvidos em enormes exigências e compromissos. Podemos esperar por uma rotina de muitas atividades e horas extras resolvendo problemas. Nossa energia vital pode também diminuir, o que é muito comum em trânsitos mais difíceis de Saturno. Na terça feira, dia começa uma lunação em Virgem, que chega também tensionada por Saturno e Júpiter e promete exigir mais de todos nós.
Sem esquecer que neste mês teremos um eclipse lunar, que, junto com a volta de Plutão em Capricórnio, nos traz questões do passado para serem encerradas. Mas sobre esses dois temas falaremos na semana que vem. Nesta semana, respirem e se cuidem!