A semana começa sob duas intensas energias. No dia 02, Plutão deixa Aquário e volta para Capricórnio, onde fica por seus últimos três meses nesse signo. O ciclo de Plutão pelo círculo zodiacal dura 248 anos, portanto, nenhum de nós vai voltar a presenciar a passagem de Plutão por Capricórnio.
No coletivo, algumas instituições financeiras pode passar por grandes mudanças. Podemos presenciar a queda de chefes de Estado, quebras bancárias e outras situações que colocam definitivamente, um ponto final na forma que lidamos com o dinheiro. Economias podem quebrar. Pessoalmente, acredito que algumas questões do passado, que vêm se arrastando desde janeiro, voltam para uma definitiva solução.
Plutão esteve 15 anos em Capricórnio, transformou a vida das pessoas desse signo, mas também de Câncer, Áries e Libra mais intensamente, mas todos sentimos sua mão pesada, cada signo em uma área específica durante esse período. Entrou em Aquário em janeiro deste ano e agora volta a Capricórnio para se despedir definitivamente desse signo. Para alguns filhos diletos, normalmente os que pertencem ao signo que ele impactou, costuma deixar algum presente significativo em sua partida, devolver grande parte do que tirou.
Plutão traz aprendizados profundos que têm a ver com processos de evolução da alma. Espero que você seja um de seus filhos diletos. Ele fica em Capricórnio até 19 de novembro e no dia 20 volta para Aquário. No dia seguinte, dia 03, a Lua começa um novo ciclo, entra na fase Nova em Virgem, chega em tensão com Júpiter em Virgem e com Saturno em Peixes, marcando um período em que vamos trabalhar intensamente.
A gangorra que pende entre a fé, a esperança e o medo fica mais intensa no dia em que ela acontece, se prolonga por alguns dias, mas logo começa a dissipar-se. As responsabilidades aumentam e o excesso de compromissos podem quase nos enlouquecer. Mas a promessa é de sucesso, portanto, trabalhe que vai valer a pena. Com Vênus em Libra em ótimo aspecto com Plutão, mesmo entrando em Capricórnio, vamos sentir algumas mudanças no amor e nas finanças.
Mudanças positivas que vão transformar e colocar em andamento o que andou parado nas últimas semanas. O dinheiro chega para alguns e os relacionamentos melhoram significativamente para outros. Marte deixa Gêmeos também esta semana e começa a caminhar através de Câncer, trazendo mais uma mudança de energia. Com Marte em Câncer, ficamos menos agressivos ou,ao menos, adquirimos uma forma de conquista menos objetiva. Não seremos diretos quando quisermos algo, vamos rodear até chegar ao que queremos. O maior perigo que existe com Marte em Câncer é a tendência à agressividade passiva, à manipulação e ao controle, que pode prejudicar relacionamentos. Uma agressividade velada pode ser a marca desse aspecto.
De uma forma ou de outra, é um bom período para conquistarmos o que desejamos: trabalho, dinheiro e relacionamentos. Nos tornamos mais generosos e compassivos, mas determinados e assertivos. Uma semana de boas mudanças nos espera, com Saturno perdendo o poder e deixando de pressionar planetas importantes como Vênus e Júpiter. Além de Mercúrio, que retomando seu movimento direto facilita muitas coisas. Ele volta a Virgem na próxima segunda feira, dia 09, mas falamos sobre esse evento na semana que vem.