A semana começa sob muitas mudanças: já no dia 01, segunda-feira, Saturno, em seu movimento retrógrado, retorna a Peixes, onde começou sua caminhada nesse signo em março de 2023. Serão pouco mais de 5 meses, em que todos seremos novamente remetidos a questões que começaram nessa época e que ainda não foram finalizadas. Podem ser questões pessoais ou profissionais, e que devem ser finalmente concluídas até meados de fevereiro de 2026.
Saturno é o grande mestre, o pai severo que castiga sem piedade os filhos que não cumpriram suas tarefas e por isso ele é designado “O Senhor do carma”. Em seu processo de finalização de ciclo, um ciclo que se fecha depois de 3 anos, esperamos ser recompensados por nossos esforços. Sim, porque Saturno gosta de recompensar os filhos cumpridores de seus deveres.
Se olharmos de forma mais ampla, Saturno completa o grande ciclo zodiacal, atravessando cada signo, durante, aproximadamente, 29 anos. Volte um pouco no tempo e observe o que houve de importante em sua vida há 29 anos atrás e faça uma ligação com o momento que você vive hoje, com o que tem vivido desde 2023.
Isso acontece porque Peixes é o último signo do zodíaco e, portanto, todos nós, ou seja, toda humanidade está passando pela fase final de um grande ciclo. A partir de, exatamente, 14 de fevereiro, com a entrada de Saturno em Áries, todos teremos finalizados um grande ciclo de vida e começamos um novo ciclo, pois Áries é o primeiro signo dos próximos 29 anos.
Para intensificar esse processo, ainda esta semana, começamos a sentir as mudanças provocadas por um eclipse lunar, um eclipse de Lua Cheia que acontece no dia 07 de setembro, aos 15 graus de Peixes. Veja que, novamente, estaremos inseridos em um contexto de finalizações na mesma área em que Saturno nos impacta.
Um eclipse lunar traz de volta questões do passado para que sejam encerradas e abram espaços para que o novo possa entrar. Portanto, ninguém vai conseguir fugir deste momento de conclusões e fins definitivos. Todos estamos inseridos nesse contexto, no entanto, quem possui luminares (Sol e Lua), planetas ou pontos importantes entre 10 e 29 graus de Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário, sentirá com mais intensidade e impacto a força dessa energia de conclusões.
O melhor que fazemos por nós neste período, é colocarmos os remos dentro do barco e deixarmos a vida nos levar para os portos que devemos chegar no encerramento dessa viagem.
A humanidade toda vive finais e recomeços, a começar por Saturno, passando por Urano, Netuno e Plutão, em que os planetas mais poderosos mudam definitivamente de signo a partir de 2026. É inútil tentarmos controlar um processo que está totalmente fora do nosso controle, portanto, procurem relaxar e confiar na vida, confiar que a vida é a natureza, sempre tendem ao equilíbrio. Boa viagem a todos!





