Nos primeiros minutos do dia 20 de março de 2024, o Sol começa sua caminhada através de Áries, o primeiro signo do zodíaco, marcando o início de um novo ano astrológico. É o momento em que o verdadeiro Ano Novo começa, pois ele é definido por meio de bases astronômicas e a partir dos ciclos naturais das estações, com o equinócio da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Um ciclo de 12 meses termina e um novo começa para todos habitantes do planeta. É um momento de renovação.
Cada signo é influenciado de forma diferente pelo novo ano astrológico, pois em cada mapa pessoal, Áries se encontra em uma área específica. Quando um ciclo se fecha e outro começa a se abrir, é hora de começarmos a colocar em prática novos projetos, pois se abrem novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O planeta regente do novo ano é Saturno, o senhor do carma, das provações e do nosso trabalho de vida. Saturno não é um planeta fácil, pois ele sempre nos coloca diante de desafios e nos obriga a assumir novas responsabilidades e compromissos. É um dos planetas mais belos do nosso sistema solar, com seus anéis luminosos, flutuando no espaço. No entanto, Saturno é um planeta temido, especialmente para os que conhecem um pouco de astrologia.
A energia de Saturno atua em várias dimensões humanas, na vida prática, psíquica e no nível da nossa alma, pois está diretamente relacionado com nosso crescimento e evolução. Ele é Chronos na mitologia, o Senhor do tempo, por isso ele nos exige, acima de tudo, paciência. A paciência é a arte de nos unirmos ao tempo para que algo maior possa ser construído, pois Saturno tem a ver com a construção de estruturas e bases firmes, que possam nos sustentar.
Em um ano regido por Saturno, podemos esperar muito trabalho na área pessoal e profissional. Seremos mais exigidos, nos sentiremos mais cansados, mas não teremos espaços ou chances de descanso, pois o nível das responsabilidades e compromissos tendem a aumentar. Pode ser um ano difícil, mas, se cumprirmos nossa tarefa durante os próximos 12 meses, poderemos nos surpreender com os resultados. Ele nos trará lições importantes e seremos testados a todo momento.
Todos nós teremos importantes desafios para enfrentar, no entanto, os mais velhos e maduros tendem a enfrentar com mais tranquilidade a energia de Saturno. Ele rege a velhice e por isso, os mais jovens costumam sofrer mais sob sua influência, mesmo porque, estão ainda em fases de amadurecimento.
Saturno rege Capricórnio, signo que enfrenta com tranquilidade as provações do planeta; eles estão totalmente sintonizados com sua energia. Os signos de terra em geral, costumam lidar melhor com a energia de Saturno. Já os signos de fogo e de ar, sentem muita dificuldade em se submeter aos seus limites e exigências.
A melhor maneira de lidarmos com a energia de Saturno, é nos prepararmos para o enfrentamento das responsabilidades, dos limites, dos atrasos e dos compromissos impostos e sermos obedientes ao seu chamado. Saturno é como um pai justo e exigente, que aplica aos filhos algumas provações. Socialmente, será também um ano difícil, pois com a entrada de Plutão em Aquário e todas as mudanças sociais que isso implica, podemos sentir o conservadorismo brigar com mais força por sua posição.
O velho (Saturno) e o novo (Urano, regente de Aquário, signo onde está Plutão) brigam por supremacia e essa briga pode não ser muito agradável de ser assistida. Aliás, podemos esperar por anos seguidos de briga entre uma nova sociedade que quer fincar raízes e o velho, as antigas regras que regem o poder.
Não temos outra saída a não ser enfrentar o que se coloca diante de nós, seja o que for, portanto, preparem-se para um ano astrológico exigente e de muito trabalho.