Setembro é o mês do equinócio, de primavera no hemisfério sul e de outono no hemisfério norte e começamos esse mês de transformação sob as energias da Lua Nova em Virgem, que chega tensa sob a mão pesada de Saturno e em aspecto difícil com Júpiter, que tenta amenizar esse peso. Virgem é um signo de trabalho, de organização e rotina e pressionado por Júpiter e Saturno, pode tornar nossos dias mais intensos, com muitas responsabilidades e compromissos na vida pessoal e no trabalho. No entanto, há a grande chance de sucesso em projetos que começaram há duas semanas atrás.
Vênus estará nos primeiros graus de Libra, signo do qual é regente e recebe, na primeira semana, ótimos aspectos de Plutão e de Urano, indicando dias de mudanças importantes nos relacionamentos. O dinheiro também passa por um bom período, com oportunidades de ganhos extras e até de mudanças em situações mais difíceis, oriundas da quadratura que vivemos em agosto entre Vênus e Saturno. Algo muda e muda para melhor.
No dia 02, Plutão retorna a Capricórnio, depois de 8 meses em Aquário. Plutão esteve mais de 15 anos em Capricórnio, virando de cabeça para baixo a vida das pessoas de Capricórnio, Câncer, Áries e Libra e agora retorna a esse signo para fechar, definitivamente, tudo o que ainda ficou em aberto e que foi mobilizado por Plutão. Quem tiver Sol, Lua, ascendente e planetas entre os 20 e 29 graus desses 4 signos, vai sentir novamente o impacto de Plutão, no entanto, por ser sua última aparição em Capricórnio, não é preciso temer sua influência. Ele, provavelmente, vai deixar um presente para os que sofreram seu impacto durante tantos anos. Mas todos devem trabalhar para que tudo seja devidamente fechado, embrulho e despachado.
No dia 05, Marte entra em Câncer e nos tornamos mais sensíveis e menos agressivos. A agressividade, forte característica de Marte, não é direta, rodeamos nossos objetivos e conseguimos alcançá-los de uma forma subjetiva e não direta. Estaremos mais empáticos e sempre colocando na balança o que é bom para mim e para o outro. Tudo é realizado de forma indireta. Nossa energia é facilmente contida e direcionada para os nossos objetivos.
A partir do dia 10, Júpiter em Gêmeos se distancia de Saturno em Peixes e consegue derramar sobre nós a plenitude de sua energia. Há aproximadamente um mês, vivemos como se estivéssemos em uma gangorra que pende entre a fé e o medo, o otimismo e o pessimismo, as bençãos que caem do céu e o excesso de responsabilidade e esforço para alcançar nossos objetivos.
No dia 09, Mercúrio retorna a Virgem e nos tornamos mais frios e calculistas, mais racionais e pragmáticos. Mercúrio rege Virgem, portanto, tudo o que envolve a mente racional é beneficiado. Nos tornamos mais práticos e organizados, nos voltamos para o cumprimento de nossa agenda e rotina. Os estudos são beneficiados, assim como os acordos e negociações que exigem detalhes e o uso da razão.
No dia 18, a Lua continua seu ciclo e entra na fase Cheia em Peixes. Ela chega unida a Netuno, em ótimo aspecto com Urano e Plutão e acompanhada de um eclipse. Um eclipse lunar sempre nos traz questões mal resolvidas do passado para serem devidamente solucionadas. E, é claro, com as devidas mudanças no que for necessário. Peixes rege o inconsciente coletivo e, portanto, chegando unido a Netuno, podemos viver episódios mais difíceis com as águas do planeta. Chuvas torrenciais, enchentes e tsunamis não estão descartadas, infelizmente. Na vida pessoal também devemos estar atentos às águas em nossas casas, pois podem haver problemas de vazamentos. Nossa casa interna pode também sofrer “vazamentos” do mundo inconsciente e nos obrigar a olhar com mais carinho para emoções e sentimentos mal resolvidos. Estaremos mais sensíveis e empáticos, mais humanos e com passivos.
No dia 22 o Sol entra em Libra e os relacionamentos ganham destaque. Nos primeiros dias, recebe um ótimo aspecto com Plutão, o que pode aprofundar e transformar relações positivamente. Estaremos mais intensos, receptivos, gentis e preocupados com o bem estar de todos, além de estarmos dispostos a nos relacionar priorizando as igualdades. Estaremos mais equilibrados e empáticos.
No dia 23, Vênus entra em Escorpião e nos relacionamos com mais profundidade. Estaremos mais sensuais e intensos; a intimidade ganha novos significados. Escorpião é um signo de relacionamentos profundos, portanto, toda relação que começar nesta fase, traz em si a marca da entrega, da paixão e amor intenso.
No dia 26, Mercúrio entra em Libra e se une ao Sol, indicando um tempo de cordialidade e necessidade de novas amizades. Estaremos mais abertos e comunicativos, mais voltados para o social, com boas oportunidades de novos contatos pessoais e comerciais. Em setembro, especialmente na segunda quinzena, os relacionamentos ganham a devida importância e estaremos todos voltados para a construção de boas relações.