Chegamos ao último mês do ano e dezembro chega já no primeiro dia, sob uma Lua Nova desafiadora em Sagitário, unida a Mercúrio retrógrado, em ótimo aspecto com Marte em Leão, em tenso aspecto com Júpiter em Gêmeos e com Saturno em Peixes, marcando um período de, aproximadamente 15 dias em que nos voltamos para a busca de um sentido para nossas vidas e para os acontecimentos em torno de nós. As respostas virão de uma visão mais filosófica e abrangente da vida, em que a espiritualidade ganha força e poder. Podemos nos voltar para novos conhecimentos ou para a possibilidade de sedimentação de conhecimentos já adquiridos. Podemos decidir começar um curso superior ou fazer uma longa viagem, para culturas distantes e diferentes. O ensino e o aprendizado serão nossas prioridades nessa fase.
Saturno já está em movimento direto e podemos esperar por resultados mais rápidos em nossos projetos. Marte está em Leão recebendo a pressão de Plutão em Aquário e todo cuidado é pouco, especialmente se você pertence ao primeiro decanato de Touro, Escorpião, Leão ou Aquário. Há forte risco de brigas, discussões, além de acidentes. Com Marte retrógrado a energia pode causar confusão em decisões, além de dúvidas e indecisões. A energia é bastante pesada, portanto, todo cuidado é pouco.
Mercúrio retrógrado e o Sol, ambos em Sagitário, recebem a pressão de Júpiter em Gêmeos e de Saturno em Peixes indicando um período de confusão mental e dificuldade de concentração e foco. Essa dificuldade só será ultrapassada e vencida com muita disciplina e esforço na concentração e nos estudos. Pode ser um período de mal entendidos. Não é hora de comprar aparelhos eletrônicos ou mecânicos; muito menos automóveis.
No dia 07, Vênus deixa Capricórnio e começa sua caminhada através de Aquário, se une a Plutão e recebe um tenso aspecto de Marte retrógrado em Leão, indicando dias difíceis para os relacionamentos, especialmente os pessoais, de amor e amizade. É um período em que devemos também tomar cuidado com brigas, discussão de relacionamentos e com nossos investimentos. Não é uma boa hora para investir. A partir do dia 15, a tensão diminui e já podemos nos abrir até para novos relacionamentos.
No mesmo dia 15 a Lua continua seu ciclo, entra na fase Cheia em Gêmeos, recebe um tenso aspecto de Netuno em Peixes, indicando mais dias confusos. Estaremos todos comunicativos, mais sensíveis e podemos nos envolver em situações confusas carregadas de mal entendidos. É um período de sensibilidade à flor da pele, portanto, é bom proteger-se de pessoas e ambientes nocivos. Fiquem atentos a enganos, ilusões e charlatanismo. Não é um bom momento para começar um relacionamento pessoal ou de trabalho.
No dia 16, Mercúrio retoma o movimento direto em Sagitário e os mal entendidos começam a ser decifrados. É um bom tempo para dedicar-se aos estudos e leituras e especialmente para olhar para a vida com um olhar conectado a energias superiores. Todos estaremos mais comunicativos e curiosos, envolvidos em um gostoso movimento na vida social e fazendo novas amizades.
No dia 21, o Sol deixa Sagitário e começa sua caminhada através de Capricórnio, marcando o início de um ciclo em que estaremos mais práticos e realistas. O período pode ser marcado por novos projetos e oportunidades de ganhos. Novas estruturas podem ser construídas a partir desse dia. As questões práticas da vida como trabalho e dinheiro ganham destaque.
No dia 30, a Lua entra na fase Nova em Capricórnio, chega em ótimo aspecto com Saturno e podemos esperar por por um período de estabilidade e necessidade de construção, apesar de Marte ainda receber a pressão de Plutão. O período pode envolver muito trabalho, realizado com determinação e foco, com objetivos e metas claras, com a certeza de saber onde queremos chegar.
2025 começa com a Lua em Aquário unida a Plutão e em tensão com Marte; um dia para estarmos com os olhos abertos para os perigos que nos rodeiam. Um início de ano tenso e transformador.