A Páscoa, assim como o Natal, é uma das mais importantes datas para os cristãos, pois traz em sua simbologia todo o caminho percorrido do Cristo Jesus, desde Sua condenação até Sua ressurreição e ascensão ao céu. Já para os judeus, a Páscoa tem sentido diferente, pois é comemorada como o dia da liberdade e sua simbologia está relacionada com o fim da escrevidão do povo judeu no Egito.
A palavra Páscoa é de origem hebraica (Pesach), que quer dizer passagem. Seu significado judaico não se distancia do cristão, já que a morte, seguida da ressurreição e da ascensão, não deixa de ser uma passagem.
Antigamente, algumas civilizações pagãs, nessa época do ano, saudavam e comemoravam a vida e a alegria de viver. Muitos rituais de fertilidade eram feitos em comemoração ao início da primavera, estação que trazia o símbolo da libertação por meio de novas colheitas. Para os pagãos, o ovo era o símbolo da fonte da vida e o coelho, o da multiplicação da espécie, ambos indicando renovação e esperança.
Astrologicamente, a Páscoa sempre é comemorada no primeiro domingo na orbe da Lua Cheia, logo após o início do novo ano astrológico, com o Sol entrando no signo de Áries, imediatamente após o equinócio de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul. A Páscoa é marcada de acordo com os ciclos celestes, no momento que o Sol cruza a linha do horizonte a caminho do hemisfério norte. Vamos nos lembrar que os Três Reis Magos eram astrólogos.
O coelho, símbolo de fertilidade, também tem a ver com a Lua Cheia, que é uma fase lunar relacionada à fertilidade. Os ovos podem também ser comparados com a imagem do renascimento, de um novo início, que tem tudo a ver com o Sol em Áries.
Este ano, a Páscoa acontece no dia 31 de março, fim da fase Cheia da Lua, que estará em Sagitário, um signo de religiosidade e espiritualidade. É preciso compreender a necessidade humana de se conectar com o Sagrado para que o renascimento, que todos vivemos nesse dia, se volte para a compreensão de que há uma Inteligência maior do que a nossa regendo o Universo. Saturno chega em tensão com essa Lua, nos mostrando a necessidade de nos responsabilizamos por um caminho espiritual escolhido por nós. Todos estaremos mais sérios e comprometidos nesse dia.
Que seja, de fato, um momento de renascimento e de expansão da consciência para muitos de nós, pois todos fazemos parte de uma grande corrente evolutiva que envolve toda humanidade e o planeta Terra.