No dia 01 de setembro, Saturno, em seu movimento retrógrado, regressa a Peixes. É como se o grande mestre tivesse decidido voltar atrás para verificar se realmente aprendemos as lições que começaram em março de 2023. Este trânsito prolonga-se até meados de fevereiro de 2026, mas o seu regresso agora coloca-nos diante de pendências, assuntos inacabados e capítulos que precisam ser fechados de forma madura e consciente.
Saturno em Peixes fala de limites no que é fluido, da necessidade de dar forma ao que parece indefinido, da urgência em encerrar o que já não pode continuar. É um tempo em que somos chamados a transformar sonhos em estruturas reais ou, então, a deixar ir definitivamente o que não se pode sustentar.
Cada signo viverá esta passagem de forma particular, mas todos sentirão a pressão de Saturno a pedir responsabilidade, disciplina e crescimento.
Áries
O passado bate à sua porta através do retorno de Saturno em Peixes e age em seu inconsciente, trazendo memórias, culpas ou padrões antigos que precisam ser trabalhados e finalizados. É um tempo de preparação silenciosa para um novo ciclo que começa quando Saturno entrar em Áries, em fevereiro de 2026.
Touro
O foco está nos projetos coletivos e nas amizades. Saturno pede que escolha com cuidado as pessoas com quem você caminha e que seja mais realista quanto aos sonhos partilhados. Grupos e alianças serão testados: fica em sua vida apenas o que tem consistência.
Gêmeos
A carreira e a vida profissional são o palco de maiores exigências. Saturno pede disciplina, consistência e responsabilidade. Talvez seja necessário abandonar projetos sem base ou dedicar-se de corpo e alma a algo que realmente você possa construir a longo prazo.
Câncer
Você atravessa um tempo de expansão através da disciplina. Saturno toca a área da fé, da filosofia e dos projetos de longo prazo. É hora de dar forma ao que você, verdadeiramente acredita, transformar ideais em prática, estudos em sabedoria vivenciada.
Leão
Questões ligadas ao dinheiro compartilhado, heranças, partilhas ou, por outro lado, dependências emocionais e materiais que vêm à tona. Saturno exige seriedade e maturidade na forma como você lida com seus recursos. É um tempo de limites e escolhas responsáveis.
Virgem
Saturno atravessa a área dos relacionamentos pessoais ou de trabalho. Parcerias, afetivas ou profissionais, serão testadas. O que possui estrutura permanecerá; o que não possui, tende a dissolver-se. É um período de redefinição de vínculos e de maior maturidade nos compromissos.
Libra
O setor do quotidiano, trabalho e saúde está em destaque. Saturno pede mais organização, disciplina e responsabilidade com o corpo e com a organização de sua rotina, especialmente a de trabalho. É um tempo para abandonar velhos hábitos e construir uma vida mais equilibrada e saudável.
Escorpião
Saturno atua sobre a criatividade, os afetos e até a relação com os filhos. As alegrias precisam ser verdadeiras, ganhar estruturas e o amor, maturidade. Sonhos românticos podem ser testados, assim como seus projetos criativos. O que tiver consistência se aprofunda; o que não tiver, dissolve-se.
Sagitário
Saturno toca a área relacionada às estruturas emocionais, à família e ao lar. Pode ser necessário rever estruturas domésticas, responsabilidades familiares ou até reconciliar-se com a sua própria história. É um ciclo de amadurecimento.
Capricórnio
Saturno, seu regente, atravessa a área que envolve a mente e a comunicação. O pensamento precisa ser claro, e a forma como você se expressa passa por revisões. É um tempo para transformar ideias dispersas em conhecimentos aplicáveis, sólidos e práticos.
Aquário
A vida material e as finanças entram em fase de revisão. Saturno exige realismo no modo como ganha e gere os seus recursos. É um período para criar segurança a longo prazo, mesmo que isso implique restrições temporárias.
Peixes
Saturno está no seu signo e, por isso, o impacto é direto e profundo. É hora de amadurecer, assumir responsabilidades pessoais e deixar para trás ilusões que já não servem mais. A vida pode parecer mais exigente, mas este é o tempo de construir bases sólidas para um novo ciclo de vida.