Vivemos numa época em que sorrir o tempo todo tornou-se obrigatório, pílulas que prometem felicidade estão por todo lado, assim como pessoas felizes estampam a maioria dos posts das redes sociais. Mas será que conseguimos mesmo ser felizes o tempo inteiro?
A resposta é não. A tristeza, a decepção, o luto fazem parte de nossas vidas; é esperado, e normal, que tenhamos que lidar com elas durante algum período, e que as lágrimas substituam o sorriso nessa fase.
De fato, você precisa se atentar quando os períodos de tristeza e desânimo se tornam cada vez mais frequentes, quando a vontade de permanecer na cama supera sua vontade de realizar suas atividades diárias, e até mesmo sua necessidade de realizá-las. Isso pode ser um sinal de depressão, doença cada vez mais frequente na população brasileira.
Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão; seus sintomas mais comuns são: humor deprimido, dificuldade em ter prazer nas atividades do dia-a-dia, além de irritabilidade e manifestações como insônia, fadiga e alterações do apetite.
As causas dessa doença são múltiplas, e se relacionam tanto com o meio onde a pessoa vive, com os obstáculos enfrentados por ela, assim como à resposta biológica e genética de cada organismo, por isso, diz-se que a depressão é multifatorial, e pode acometer diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos.
O tratamento para a depressão é eficaz, mas infelizmente apenas cerca de 10% dos pacientes recebe o acompanhamento adequado. Ele pode incluir desde medidas ambientais, terapias até o uso de medicamentos, como os antidepressivos.
Se você tem se sentido muito desanimado, com predomínio de pensamentos negativos, e acha que pode estar deprimido, aí vão algumas dicas importantes:
- Mantenha contato com pessoas em quem você confia, e fale sobre o que você está sentindo;
- A prática de atividades físicas podem ajudar no seu bem-estar;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas, elas podem piorar esses sintomas;
- Procure ajuda médica, pois depressão tem tratamento e tem cura.
Paula Liziero: (11) 933984849
Insta: http://@drapaulaliziero